top of page

BLOG

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O desenvolvimento infantil é algo que nos suscita momentos de maior ansiedade, angústia e medo, mais ainda quando estes sentimentos surgem pelas “nossas” crianças.

O desenvolvimento infantil define, de uma forma soberba, as crianças do nosso futuro. “Nos primeiros três anos de vida o cérebro da criança desenvolve-se mais rapidamente do que em qualquer outra fase da sua vida.” (Serrano, 2018) Na gíria comum, é a chamada “fase esponja”, onde tudo aquilo que é feito, dito, exemplificado ou pedido é absorvido pelas nossas crianças, que mais tarde irão reproduzir todas as aquisições feitas. É uma fase em que “todos os dias” se conseguem verificar evoluções na criança, ao nível do desenvolvimento global.


O desenvolvimento global é promovido pelo brincar. “É através do brincar que a criança descobre as suas capacidades e como é que funciona tudo o que a rodeia.” (Serrano, 2018) O brincar é essencial para as crianças. Esta interação, estabelecida devido ao brincar, com espaço que está à sua volta e com os seus pares, promove a aquisição de competências extremamente importantes. Na sequência desta afirmação podemos referir que, tal como se torna evidente, o ambiente que rodeia a criança pode influenciar a aquisição das suas competências. (Serrano, 2018)


O desenvolvimento da criança é visto como mudanças constantes ao longo do seu crescimento, quer do ponto de vista motor, sensoriomotor, socioemocional, cognitivo e de comunicação. É necessário referir que estas aquisições que vão sendo feitas promovem a autonomia e independência da criança. Essa “autonomia do bebé está relacionada com o desenvolvimento da noção que este tem da sua capacidade para fazer com que certas coisas aconteçam e que consegue agir e pensar por si mesmo.” (Serrano, 2018)


Geralmente, existe uma grande procura sobre a idade média para adquirir cada uma das competências, para ter a noção se a “nossa” criança está dentro do que é “normal”. Os intervalos de tempo que vêm descritos na literatura como o período para aquisição de uma competência é uma mais-valia, pois vai gerando possíveis sinais de alerta e ajudam a identificarem as dificuldades precocemente, com vista a serem estudas e aplicadas soluções/compensações a essas dificuldades. Contudo, deixamos a mensagem que cada criança é uma criança e que tem o seu ritmo para proceder às aquisições.


Caso queira saber mais sobre o desenvolvimento infantil, acha que o(a) seu(sua) filho(a) tem algum atraso ao nível do desenvolvimento infantil, não hesite em contactar a SH2Me, a nossa terapeuta ocupacional está disponível para si. Na SH2Me estamos cá por si.


Rosa Nunes, Terapeuta Ocupacional SH2Me Medicina Integrativa


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.

Comments


bottom of page