top of page

BLOG

Estimulação Cognitiva

É do conhecimento geral o crescente envelhecimento da população a nível mundial. O envelhecimento é um processo adaptativo, lento e contínuo, que se traduz numa série de modificações biológicas, psicológicas e sociais (Castro, 2011).



Estas alterações podem ser caraterizada pela deterioração corporal e funcional, diminuição da vitalidade e da capacidade de adaptação do organismo às mudanças. Ao nível psicológico, o envelhecimento influencia o desempenho cognitivo, afetivo e social (Castro, 2011). Castro (2011), cita Zimerman (2000) e esclarece que os idosos apresentam dificuldade em adaptar-se a novos papéis; falta de motivação e dificuldades em planear o futuro; necessidade de trabalhar as perdas orgânicas, afetivas e sociais; dificuldade em adaptar-se às mudanças rápidas; e, um maior risco, devido a estas dificuldades apresentadas anteriormente, de apresentar alterações psíquicas patológicas. “O processo de envelhecimento está associado ao declínio cognitivo e, entre as capacidades mais afetadas, estão a atenção, a concentração e o raciocínio” (Castro,2011).


Devido a estas alterações, torna-se essencial existir momentos de estimulação das capacidades cognitivas. Castro (2011), refere Zimerman (2000), afirmando que estimular consiste em instigar, ativar, animar e encorajar os sujeitos. No fundo, o objetivo passa por estimularmos as áreas em declínio de forma a proporcionarmos qualidade de vida ao idoso com quem estamos a intervir. O bem-estar e a qualidade de vida são mecanismos biológicos para a saúde e é através destes que potenciamos a nossa saúde.


Ao realizarmos sessões de estimulação cognitiva, o nosso principal objetivo, enquanto profissionais de saúde, é ir ao encontro dos seus interesses, hábitos e rotinas, de modo a evitar a sua desmotivação durante as sessões, e consequente, perda de capacidades cognitivas.


Caso pretenda saber mais sobre a estimulação cognitiva ou, ao ler esta publicação, identificou-se ou identificou alguém que conhece, não hesite em contactar a SH2Me, a nossa equipa está disponível para si. Na SH2Me estamos cá por si.


Rosa Nunes, Terapeuta Ocupacional SH2Me Medicina Integrativa


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.

Comments


bottom of page