No mundo da reabilitação ouvimos, cada vez mais, falar em Integração Sensorial. Nesse sentido, vamos explorar este conceito e perceber do que se trata quando abordamos este assunto da Integração Sensorial.

O termo Integração Sensorial foi utilizado pela primeira vez, em 1963, pela Dra. Anna Jean Ayres (terapeuta ocupacional, psicóloga educacional e neurocientista).
A Dra. Jean Ayres definiu a Integração Sensorial como o “processo neurológico que organiza a sensação do próprio corpo e do ambiente, e torna possível usar o corpo eficientemente”, no contexto onde está inserido (Serrano, 2016)
Posto isto, a Integração Sensorial é o processo em que o “cérebro interpreta, associa e unifica todas as sensações” que experienciamos ao nosso redor, no meio que nos circunda (7senses, 2018). É um processo inconsciente, que nos dá a capacidade de conseguirmos viver rodeados de informação sensorial, mas focarmo-nos apenas naquela que é necessária utilizar naquele momento específico (por exemplo, estarmos a comunicar verbalmente com um familiar, ao mesmo tempo temos a televisão ligada, o relógio está a fazer barulho e a torneira da casa de banho está a pingar, no entanto conseguimos manter o foco na conversa que estamos a ter). O facto de nos focarmos em determinada informação sensorial “é muito importante para todas as formas de aprendizagem, seja ela académica, de competências para as atividades de vida diária e sociais, ou mesmo a capacidade de ter empatia pelo outro” (Serrano, 2016). A capacidade de termos de responder adequadamente a uma determinada situação, significa que o nosso cérebro teve a capacidade de interpretar, associar e unificar a informação sensorial que nos rodeia e a essa capacidade de ajuste ao acontecimento denomina-se de resposta adaptativa.
A Integração Sensorial está intimamente relacionada com o desenvolvimento infantil, pois coloca o foco no processamento sensorial, em específico, nas sensações que transmitem mais informação ao nosso corpo (sistema vestibular e propriocetivo) (Serrano, 2016).
Caso pretenda saber mais sobre Integração Sensorial não hesitem em contactar-nos, a nossa terapeuta ocupacional estará disponível para esclarecer alguma dúvida existente.
Na SH2Me estamos cá por si e dispomos de vários programas NeuroVida.
Saiba mais aqui https://evora.neurovida.pt
Rosa Nunes, Terapeuta Ocupacional SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments