top of page

BLOG

O Cérebro e a Motivação para a Ação

Entenda a dinâmica cerebral que motiva a ação.



O cérebro desenvolve um sistema de recompensa sempre que nos sentimos motivados para a ação. Embora este processo possa desenvolver um ciclo vicioso, cumpre um papel fundamental para o sentimento de prazer e bem-estar. Neste sentido, existe todo um processo neurobiológico por trás da motivação e do prazer que procuramos no nosso dia-a-dia: comer, descansar, conversar, sair cedo do trabalho, entre outras situações.


Todos os comportamentos diários, embora elementares são geridos pelo sistema de recompensa do nosso cérebro e, quando falamos deste sistema, falamos também da garantia da sobrevivência que está intimamente ligada à emoção do medo.


A finalidade do circuito cerebral que se estabelece é conseguir que estejamos motivados a ter comportamentos específicos adequados, libertando para tal um neurotransmissor, a dopamina, a qual predispõe o corpo e o cérebro para a ação.


Sabe-se que existem múltiplos fatores implicados neste processo: sociais, familiares e psicológicos, no entanto é importante saber que existem certos componentes genéticos capazes de fazer com que certas pessoas sejam mais suscetíveis do que outras no que diz respeito à motivação para a ação.


Desta forma, entender o funcionamento do sistema de recompensa do cérebro permite-nos compreender melhor a natureza do ser humano bem como os mecanismos inerentes à regulação dos processos motivacionais.


Drª Sofia de Matos Silva, Neuropsicóloga SH2Me Medicina Integrativa


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.


Comments


bottom of page