top of page

BLOG

Saúde emocional: o que é e como pode melhorá-la?

A Saúde Emocional é definida como a capacidade de controlar e gerir as mudanças de comportamento motivadas por um estado emocional alterado, e que influenciam qualquer esfera da nossa vida.




A Saúde Emocional pode ser entendida como a capacidade de controlar e gerir as mudanças de comportamento decorrentes de um estado emocional alterado, e que influenciam a nossa vida (profissional, relacional, pessoal ou outras). Desta forma, a emoção é um estado mental associado ao sistema nervoso, causado por alterações químicas associadas a pensamentos, sentimentos, respostas comportamentais e a um determinado nível experienciado de prazer ou desprazer.


Embora a Saúde Mental e a Saúde Emocional sejam complementares e estejam relacionadas entre si, são dimensões bastante diferentes. Ter uma boa saúde emocional não significa ter ausência de problemas de saúde mental. Estar mental ou emocionalmente saudável é muito mais que estar livre da depressão, da ansiedade ou de outras psicopatologias. Não ter qualquer doença mental também não é sinónimo de se estar emocionalmente saudável. No entanto tal como em qualquer estado desejado, a saúde emocional requer vontade de mudança, dedicação e esforço. Um estado emocional saudável não acontece no imediato e sem treino.


É importante entender que a saúde emocional é uma procura individual e subjetiva e, apesar de ser muito simples, não é propriamente fácil. É preciso compromisso, prática e constância nas ações. Mas, garantidamente, ter uma boa saúde emocional é um aspeto basilar da promoção da resiliência, da autoconsciência e da satisfação geral.


A saúde emocional é mais um processo do que um objetivo por si próprio. Ao seguir as indicações deve ter-se presente que ter saúde emocional não significa estar sempre de bom humor e sorridente com a vida. Trata-se, sim, de uma preparação para conseguir lidar de forma mais eficaz em todas as situações, em particular as que lhe causam maior desconforto: praticar a assertividade, ter sentido de humor, praticar voluntariado para aumentar o sentimento de utilidade, promover as relações sociais, estimular a criatividade, ter uma alimentação saudável, manter padrões de sono regulares, praticar exercício físico e praticar a regulação emocional.

Drª Sofia de Matos Silva, Neuropsicóloga SH2Me Medicina Integrativa


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.

Comments


bottom of page