top of page

BLOG

Terapia para toda a família - EDIÇÃO ALIMENTAÇÃO

Saiba o que comer na época natalícia de acordo com a filosofia da Medicina Chinesa.


O Natal em Portugal celebra-se numa época do ano que, de acordo com a filosofia que está na base da Medicina Tradicional Chinesa e sua Dietética, situa-se na transição entre o Outono e o Inverno.


Dê atenção ao que o corpo pede. Segundo a filosofia da Medicina Chinesa este é um princípio incontornável.

Entender esta mensagem é exatamente o mesmo que fazemos quando escolhemos a roupa certa para a temperatura, humidade e/ou vento a que vamos estar submetidos.


A época Natalícia não foge a esta regra e pode-se facilmente festejar o Natal com toda uma série de “excessos” habituais e mesmo assim, atender a estes princípios.

Assim, no Natal em Portugal, o corpo pede temperaturas mornas a quentes e repouso. Proteja-se do frio e dê quietude ao corpo.


Ainda assim, porque é uma época de transição e não de frio extremo, este tempo convida a atividades mentais ligadas à reflexão. Momentos de que todos precisamos neste ano especialmente diferente de 2020.


No que toca à alimentação nesta época, deve dar preferência a alimentos mornos a quentes, ligeiramente doces e salgados. Por isso mesmo, deve evitar os alimentos crús, frios e ácidos.


Dentro desta lógica impõe-se então a pergunta: “Afinal, o que se pode comer no Natal de forma a que seja uma época especial e sem fugir ao que é recomendado pela dietética chinesa?”


Pode comer-se tudo o que poupe o processo digestivo, pois também ele necessita de algum repouso.


Prefira:

- o salgado dos peixes e dos frutos do mar cozinhados e portanto luz verde ao Bacalhau e ao Camarão;


- leguminosas do tipo feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha e soja; sementes como o girassol, gergelim, abóbora, e portanto luz verde ao grão de bico;


- cenoura, beterraba, nabo, batata doce, portanto luz verde à cenoura e batata doce em vez da batata tradicional;


- temperos que aquecem como o alho, alecrim, cominho, cebola, noz-moscada, pimentas, cravo, gengibre, coentros, açafrão, canela, manjericão, e portanto luz verde aos temperos habituais;


- nas sobremesas e outros doces pode comer cereais como arroz, milho, trigo, centeio, aveia, cevada - cozinhados com mel, canela e erva doce. Pode, ainda, desfrutar de frutas assadas e/ou cozidas como maçã ou casca de tangerina com canela, erva doce e mel.


Os Chás também são muito bem vindos neste período do ano: maçã com canela, erva-doce, casca de tangerina, canela e cravo.

Drª Elsa Sampaio, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, SH2Me Medicina Integrativa


A SH2Me deseja-lhe umas boas festas!


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.

Comentarios


bottom of page