top of page

BLOG

A Intervenção da Terapia Ocupacional na Toxicodependência

Sabia que a Terapia Ocupacional assume atualmente um papel preponderante junto de indivíduos com perturbações por uso de substâncias?



Quando é referido perturbações por uso de substâncias, está inerente o termo «abuso de substâncias», que se traduz no consumo nocivo de drogas psicoativas, que resultam, na maioria das vezes, em alterações no cumprimento das suas obrigações pessoais e profissionais e em alterações na sua saúde.


“Devido aos efeitos que o abuso de substâncias tem sobre a saúde física, cognitiva e psicossocial de uma pessoa, o potencial de desempenho ocupacional do indivíduo também está comprometido. Observa-se que ao longo do tempo, as ocupações diárias podem ser afetadas negativamente pelo uso de substâncias, impactando relacionamentos, desempenho no trabalho e rotinas diárias que suportam a saúde e um copping efetivo.” (Ribeiro, Mira, Lourenço, Santos, & Braúna, 2019)


Torna-se evidente que o desempenho ocupacional dos indivíduos que abusam no consumo de substâncias psicoativas se encontrará alterado por todas estas questões relacionadas com a dificuldade em gerir as várias situações que ocorrem no seu dia a dia. Entende-se por desempenho ocupacional, o desempenho que cada um tem perante a realização de uma ocupação. Existindo uma alteração ao nível do desempenho ocupacional, o terapeuta ocupacional será uma mais-valia no processo de recuperação. É necessário inserir a pessoa na sociedade, para que esta se sinta parte integrante da mesma, conseguindo ter um desempenho ocupacional satisfatório na realização das mais variadíssimas ocupações.


Segundo Ribeiro, Mira, Lourenço, Santos e Braúna (2019), a Terapia Ocupacional destaca-se pela proximidade na relação terapêutica com o utente, pelo dinamismo, pela criatividade e pela motivação que é transmitida e trabalhada com a pessoa. Esta área profissional destaca-se pela capacidade de contribuir para a (re)estruturação de rotinas, desempenho de Atividade de Vida Diária (AVD), Atividades de Vida Diária Instrumentais, Lazer e Participação Social.


Caso este assunto seja do seu interesse e queira saber mais sobre os processos de reabilitação e o papel da Terapia Ocupacional na toxicodependência, partilhamos convosco um artigo que aborda o assunto de uma forma interesse e com real capacidade de espelhar a intervenção realizada nesta área de intervenção.


Fonte: Ribeiro, J., Mira, E., Lourenço, I., Santos, M., & Braúna, M. (2019). Intervenção da Terapia Ocupacional na toxicodependência: estudo de caso na Comunidade Terapêutica Clínica do Outeiro – Portugal. Ciência & Saúde Coletiva, 1585-1596. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04452019


Rosa Nunes, Terapeuta Ocupacional NeuroVida Évora


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.



Comments


bottom of page