top of page

BLOG

A Saúde Emocional segundo os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa _ 1/2

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os fatores que originam os desequilíbrios podem ser: condições físicas ligadas à constituição inata, fatores patogénicos externos, resultado de fatores patogénicos internos e/ou fatores inerentes ao estilo de vida.



A doença é assim causada pelas alterações de energia e sangue nos órgãos internos, por excesso ou défice de Yin Yang, e pela penetração de fatores perversos.


O estado de ânimo afeta a todo o momento as atividades funcionais de energia e do sangue dos órgãos internos que se reflete na resistência e como tal no aparecimento ou não da doença.


O indivíduo perante o estímulo do ambiente desenvolve reações que se manifestam segundo as emoções de raiva, alegria, pensamento obsessivo, tristeza e medo. Uma alteração emocional tal como a excitação súbita ou de duração prolongada pode causar distúrbios funcionais de energia e sangue excessivo, passando a assumir-se como fator patogénico endógeno e afetando a saúde emocional deste.


De acordo com Su Wen “O ser Humano tem 5 órgãos que produzem a essência, dos quais derivam-se a alegria, a melancolia, a ira, a tristeza e o terror”.


As emoções afetam principalmente o Qi provocando a desregulação da subida e descida de energia, bem como desordens funcionais da energia e de sangue.


As alterações do Qi são: “A ira faz subir a energia; a alegria faz circular a energia; a tristeza faz dissipar a energia; o Terror faz descer a energia (…) e a preocupação faz acumular a energia”. A ira excessiva faz subir a energia e a disfunção do fígado faz dispersar, por isso a energia desvia-se para cima e, como a energia, o sangue sobe também e ao chegar ao cérebro, podendo causar um desmaio. A alegria excessiva faz dispersar a energia, fazendo com que não possa concentrar na reflexão e a isso se denomina “pela alegria a energia fica moderada#. A tristeza excessiva pode causar a depressão, o que faz consumir a energia do pulmão. O terror excessivo faz descer a energia dos rins que perde o tónus, causando a incontinência urinária e fecal. O susto repentino lesa os rins, o coração perde seu apoio e a mente fica desalojada fazendo com que apareçam o pânico e a desordem. A preocupação excessiva pode causar obstrução na circulação de Qi provocando a disfunção de digestão do estômago”.


O elemento Madeira representa o sentido de perceção e a evolução equilibrada da capacidade de um indivíduo. Pode representar idealizações e decisões como concretização externa desse desenvolvimento, liberdade de expressão, de criatividade e de independência em consonância com as necessidades dos outros. O fracasso e a perda da motivação podem levar o indivíduo à intolerância, ao mau humor, à ira, à raiva contida, a sentimentos fortes e incontroláveis de frustração.


Pode depreender-se que existe um desgaste intenso do Fígado na vida moderna devido a maus hábitos alimentares, stress e desequilíbrio emocional como: excesso de raiva ou raiva reprimida (todas elas passam pelo fígado), levando a um vazio de energia que pode produzir medo paralisante e pânico. Sob outra perspetiva, a estagnação do fluxo de Qi no Fígado, desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Estas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no Fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.


A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o Fígado, é importante não reprimir o choro. Porém chorar excessivamente pode desgastar o Fígado e o Sangue.


Os indivíduos Madeira Yin manifestam timidez e insegurança em relação à sua própria identidade e ao caminho que devem seguir. São indecisos e com dificuldade em expressar o próprio ego de forma que não sabem reconhecer os seus limites, daí serem facilmente influenciados pelos demais.


Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Madeira Yin seria contactar com outras pessoas de modo a desenvolver a sua força interior, desenvolver técnicas de meditação e servir-se da sua intuição, de modo a fortalecer o corpo e a mente.


Os indivíduos Madeira Yang são vigorosos, porém inseguros provocando impaciência e irritabilidade em relação ao meio envolvente. Em contrapartida percebem, ou pensam perceber, qual o rumo certo da sua própria vida. Quando se encontram no seu Yang máximo, podem tornar-se intolerantes, egoístas, raivosos e até violentos, chegando a ser manipuladores.


Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Madeira Yang seria diminuir o ritmo e desenvolver a disciplina da paz interior, agir orientados pela calma e pela certeza e não pela impaciência nem pelo stress. É necessário aprender a relaxar para tomar as decisões acertadas.


É fundamental substituir a raiva pela calma, a impaciência pela paciência e o julgamento pela observação.


Em equilíbrio, o indivíduo apresenta confiança e é intuitivo. É forte, independente e capaz de expressar a própria personalidade de forma calma e tranquila, em harmonia com a vida dos demais.


A natureza do Fogo é o espírito, a força vital do “Eu” e de todas as coisas vivas. Quanto maior a expressão da unidade, maior a alegria, o êxtase e o amor por todas as coisas. Nos seres humanos o espírito manifesta-se através do “Eu” superior e o medo revela-se como o maior obstáculo do fluxo do amor. O ego ou o self interior, receoso e com medo das ameaças externas, vive e ama como se de duas coisas distintas se tratasse. Quando não existe contacto com o fogo do espírito (o Eu superior), manifesta-se um vazio interior que tende a procurar ser compensado de várias formas, (sexo, drogas, estudo, excesso de trabalho). A experiência da unidade com todas as coisas faz surgir a compaixão por tudo. Quando não se tem essa experiência, os indivíduos (principalmente os de elemento Fogo), buscam o prazer, a excitação no sexo e nos relacionamentos.


O Fogo é um elemento em expansão e a Água manifesta a concentração de energia. A Água controla o Fogo, estabelecendo-se entre eles, o equilíbrio. Da mesma forma que o medo controla a energia excessiva também o medo (na sua forma positiva de atuar) modera o fluxo de amor dentro dos limites do potencial de um indivíduo. As pessoas do elemento Fogo normalmente precisam de moderar a espontaneidade e considerar as consequências das suas ações. O foco central do fluxo de amor do indivíduo é considerado o centro de energia do coração.


A harmonia entre Dan Tian, o Coração e o Pericárdio, representa o equilíbrio entre a vontade, o amor e a sabedoria.


A personalidade Fogo Yin pode conter “Deficiência” do elemento Fogo, nomeadamente com a manifestação da falta de amor e de alegria ou “Estagnação”, em que apesar de haver sentimento, este encontra-se bloqueado. Em ambos se pode verificar a manifestação de um ar “sério”, tristeza e melancolia. O indivíduo sente-se solitário, incapaz de ser amado, revelando dificuldade no estabelecimento de relacionamentos sociais.


Os bloqueios, na estagnação, podem ser libertados transitoriamente por um sorriso ou momentos de convívio e diversão social. Estes indivíduos podem equilibrar este estado com acompanhamento de psicoterapia, através da escrita dos seus sentimentos e/ou verbalizando-os em voz alta.


Na “Deficiência” do elemento Fogo é necessário fortalecer o coração com exercícios moderados e nutrição adequada, devendo-se evitar os estimulantes tais como o café e o ginseng.


Uma lição de vida para os indivíduos Fogo Yin será conservar a energia, desenvolver atividades em áreas que proporcionem prazer e aprender a expressar sentimentos.


A personalidade Fogo Yang tende a revelar entusiasmo excessivo e comportamentos maníacos ou obsessivos. Apresenta muitas vezes grande facilidade na comunicação podendo ainda ocorrer verborreia, grande atividade sexual e social, por vezes desproporcionadas, bem como comportamentos insensatos, podendo conduzir ao esgotamento das suas reservas energéticas e provocar a exaustão. Esta sua atividade incessante e desregulada, em determinadas situações limite, podem conduzir a estados depressivos e levar ao suicídio. O equilíbrio consiste em encontrar o amor interior e permitir que este seja alcançado e se manifeste através da contemplação e da sabedoria.


Assim sendo, uma lição de vida para os indivíduos Fogo Yang poderá ser aprender quando parar, achar a paz e equilibrar o amor com a prática da meditação, a espontaneidade, a paz, alegria e a sobriedade.


Se ainda não encontrou o elemento com que mais se identifica, poderá ter um biótipo emocional Terra, Metal ou Água. No próximo artigo iremos explorar estes 3 elementos em detalhe. Fique atento!


Marina Mimoso, Acupunctora e Enfermeira SH2Me


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.

Comentários


bottom of page