No último post falámos dos biótipos emocionais Madeira e Fogo. Hoje vamos explorar mais 3 elementos em detalhe: Terra, Metal e Água. Leia abaixo

O elemento Terra expressa-se na matéria sólida. Se o espírito, elemento fogo, não estiver bem no corpo físico a pessoa pode sentir-se fisicamente desamparada ou intelectualmente/emocionalmente instável. Por outro lado, os que negam o corpo físico, como exemplo na anorexia, têm problemas fisiológicos como fluxo de amor nas suas vidas. O elemento Terra representa a mãe em toda a aceção da palavra. A capacidade de cuidar dos outros, ser agradável, afetuoso e a preocupação com os outros pode ser uma característica dos indivíduos de tipo Baço. No entanto, se uma pessoa for insegura pode usar essa característica como um mecanismo de manter os outros próximos a si. A contemplação, o pensamento e análise são atributos do elemento Terra (lógica do pensamento abstrato-hemisfério cerebral esquerdo).
Nas pessoas Terra Yin, pode existir um défice por falta de iniciativa ou por falta de solicitude. Na falta de INICIATIVA o indivíduo vive num mundo interior de pensamentos e de preocupações que não são transformados em ações. O grupo inclui, superintelectuais, preocupados e esquizofrénicos, que não habitam plenamente o mundo físico. A falta de SOLICITUDE está presente em pessoas que sentem um vazio interior e acham difícil tomar conta ou acalentar esperanças para si e para os outros. Às vezes a solidariedade é dominada pelo medo ou a mãe (coração) não consegue suprir o amor que o filho (Baço) transforma em solidariedade.
Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Terra Yin seria, substituir os pensamentos negativos por afirmações positivas, sair do seu mundo interior de pensamentos. Para aqueles que sofrem de falta de iniciativa, caminhadas vigorosas podem, pelo emprego do corpo, trazer consciência ao mundo real, focalizar o centro Dan Tian* e visualizar a energia espalhando-se desse centro para todo o corpo. Devem evitar os exercícios que focalizem os centros da cabeça.
Para aqueles que sofrem de falta de solicitude, é fundamental a alimentação equilibrada e saudável. Ir ao teatro, aromaterapia, contacto com a natureza, exercícios de Qi Gong que focalizem o Baço podem ajudar o tratamento por acupuntura.
As pessoas Terra Yang, geralmente, apresentam uma grande capacidade para cuidar dos outros, mas que, na maioria usam esta habilidade para se apoiar e controlar as suas vidas de forma extremamente egoísta. A relação entre Terra e Madeira é a seguinte: aqueles que são cuidados podem sentir-se inibidos/castrados na sua liberdade, enquanto os cuidadores sentem-se ressentidos por terem sido rejeitados.
Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Terra Yang seria, desenvolver a força interior, controlar o medo e a insegurança que o faz ser controlador e encontrar a fonte de amor dentro de si. Praticar exercícios de Qi Gong dirigidos para o centro Dan Tian (para o medo) e o centro do coração (para o amor interior).
O equilíbrio, para o tipo Terra, será manter a mente serena e lógica, traduzindo com liberdade o pensamento em ação, capaz de se tornar numa pessoa firme, agradável, estável, generosa e prestável, ajudando sem invadir a vida dos outros.
O elemento Metal está relacionado com a respiração, com o corpo energético e ao ritmo constante de entrada e de saída. Está relacionado com a elaboração, o aperfeiçoamento e a cessação dos vínculos energéticos e com o aprimoramento da sabedoria. É a habilidade de encarar a verdade e tornar-se uno com ela. Contudo, a cessação dos vínculos energéticos causa a dor da perda e a emoção do pesar. O pesar cumpre-se na sabedoria. A partir de cada vínculo e de cada dor esclarecedora do desprendimento surge um novo nível de autoconhecimento e Autoperceção. Como os Pulmões governam o Qi, a tristeza e o pesar acabam por esgotá-lo.
Os indivíduos Metal Yin, por deficiência, apresentam dificuldade em criar laços duradouros. Podem sentir medo de novos relacionamentos e evitam participar ativamente na sua vida, recolhendo-se em sonhos e lembranças do passado.
Os indivíduos Metal Yin, por estagnação, podem apresentar mais energia como também mais pesar silencioso. Podem ter dificuldade em falar sobre as suas mágoas e podem tentar suprimi-las com álcool e outras drogas.
Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Metal Yin, por deficiência, seria fortalecer o corpo físico através de uma alimentação equilibrada e de exercício físico moderado. A acupuntura e o Qi Gong podem ajudar a fortalecer o órgão. Para os que sofrem de estagnação, é necessário que exista um desapego em relação ao passado e que aprenda a exteriorizar as emoções. A meditação pode ser útil para encontrar força e paz de modo a encarar a verdade.
Os indivíduos Metal Yang, de todos os tipos Yang dos Cinco Elementos, é o menos extrovertido. As manifestações intempestivas, tais como chorar, lamentar-se, etc., tendem a ser episódios rápidos e esporádicos. Alguns indivíduos Metal Yang tendem a comentar as suas mágoas e distribuir a sua miséria com os demais. Prendem-se às amarguras, aos ressentimentos e às lamentações acerca do passado. Por vezes, criam novos relacionamentos no sentido de aliviar a dor do pesar e não por terem uma verdadeira consideração pelo companheiro.
Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos Metal Yang seria, ter consciência de que se encontram em negação em relação às suas mágoas. Para superar o próprio egoísmo seria necessário que lidassem com as mágoas e as aflições de outras pessoas de modo a tomar consciência das necessidades dos outros.
Em equilíbrio, os indivíduos conseguem desvincular-se do passado, adquirir sabedoria e participar plenamente na sua vida sem ficar bloqueado pelo medo da perda.
Ao elemento Água atribui-se o armazenamento e a conservação de energia com objetivo à sua disponibilidade quando requisitada. A extinção da energia armazenada resulta na exaustão do indivíduo, redução das reações emocionais, ou expressão emocional variável deste, devido à insuficiência de Qi que tem a função de manter a estabilidade emocional. Assim, poderá evitar ou adiar mudanças necessárias, por insuficiência de Qi para alicerçar flexibilidade comportamental.
A vontade quando presente no Rim promove iniciativa e ambição. Quando a vontade e a energia renal estão enfraquecidas, existe dificuldade para iniciar ou terminar tarefas pelo indivíduo, um desencorajamento fácil pelas adversidades e capacidade de tomada de decisão diminuída. Quando a energia e vontade são fortes, os indivíduos podem ser dinâmicos e incansáveis, com metas claras e empenham-se com determinação.
O medo é a emoção associada a este movimento, sendo importante no estabelecimento de limitações ao efeito expansivo do espírito do Coração. Quando se encontra em excesso pode paralisar a ação ou criar stress constante no corpo, resultando na afetação do Coração e outros órgãos.
Os indivíduos do tipo Água Yin, apresentam falta de energia e/ou medo e desistem da vida e de ter o controle do próprio destino por não conseguirem realizar o suficiente.
Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos do tipo Água Yin seria aprender agir mais, não adiar tarefas, mas não aceitar tarefas que estejam além da sua capacidade. Estes beneficiam também do estabelecimento gradual de autoconfiança através do cumprimento de tarefas e desafios crescentes que correspondam á sua capacidade para que estes não desistam.
Os indivíduos do tipo Água Yang, em excesso, são muito ativos, energéticos, ambiciosos sem compaixão, às vezes são aflitos e imprudentes. Podem sofrer grande stress resultante do medo de perder o controlo, mas tentam suprimi-lo por considerarem-no uma forma de fraqueza.
Os indivíduos do tipo Água Yang, em deficiência, possuem energia enfraquecida e vontade forte resultantes da própria constituição ou do esgotamento energético por atividade excessiva, podem sofrer de depressão e perda de autoestima. Assim sendo, uma lição de vida adequada aos indivíduos do tipo Água Yang seria encontrar a fonte interna de força e de paz guiados pela tranquilidade e não pela inquietação e medos interiores, aprender a ser, bem como a fazer, a ter calma e entender a necessidade do equilíbrio entre atividade e descanso. Os que não têm pena de ninguém, precisam de desenvolver essa competência interiormente.
Em equilíbrio este indivíduo apresenta vontade firme, considera-se a si próprio e aos outros, não se desencoraja facilmente diante do perigo ou dificuldade, é corajoso sem ser imprudente. Este processo ocorre interiormente e não por interferência de fatores externos ao indivíduo.
Marina Mimoso, Acupunctora e Enfermeira SH2Me
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments