O dia-a-dia das pessoas é cada vez mais exigente em termos de tempo, tarefas e responsabilidades. Saiba mais sobre o Burnout.

Para além de fonte geradora de stress, esta situação deixa de permitir que a pessoa tenha momentos de descontração e lazer.
Também conhecida como crise de esgotamento profissional, a síndrome intensifica-se quando se trabalha muitas horas consecutivas sob condições psicologicamente desgastantes, sendo os sintomas mais frequentes: cansaço constante, baixa autoestima e mudanças bruscas de humor.
Com estas barreiras, as pessoas deixam de lado os cuidados com a saúde e esquecem-se da importância da atividade física, que melhora o bem-estar em geral. Tem sido demonstrado que o exercício físico moderado combate e previne uma série de comprometimentos funcionais ligados a uma hiperativação do sistema nervoso simpático, que é acionado em situações de stress. É precisamente nesta situação que podemos enquadrar a síndrome de burnout.
Para atingir índices de saúde mais elevados nas empresas precisamos, para além de incutir a prática regular de atividade física, estimular a alimentação saudável e a boas noites de sono.
O fundamental é que as pessoas aprendam a ter regularidade e consistência até que estes comportamentos integrem naturalmente a rotina dos indivíduos.
Drª Sofia de Matos Silva, Neuropsicóloga SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments