Se passa muito tempo sentado ou deitado, é importante pensar numa alternativa de se manter saudável e fisicamente ativo.

Desenvolver uma rotina de atividade física em casa ou na rua nas proximidades da sua residência, ajuda a combater o sedentarismo, uma das principais causas de dores e alterações prejudicais ao organismo.
Ao mesmo tempo, a prática de atividade física pode ainda ajudá-lo(a) a combater as dores que se acentuam nestes dias de inverno. O exercício estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações e relaxa a musculatura sempre em tensão devido ao frio.
Damos-lhe algumas sugestões:
- Pratique exercício físico diariamente, pois a contração muscular promove o aumento da temperatura corporal. No entanto, no inverno é importante que se proteja do frio! Não deixe de se agasalhar bem, vestindo-se por camadas e protegendo as extremidades (mãos, pés e cabeça). Dê preferência a peças de roupa leve, em fibras sintéticas (lã polar, poliéster ou polipropileno), que secam mais rapidamente (o algodão não é apropriado, pois retém o suor da transpiração e arrefece o corpo).
- Faça alguns alongamentos, por exemplo, ao acordar ou após estar longos períodos sentado(a). Estes são importantes não só para diminuir a dor nas articulações, como para promover o relaxamento dos músculos, manter a flexibilidade e aumentar o fluxo sanguíneo.
- Exercite as articulações com regularidade, pois permite-lhe relaxar os músculos e diminuir a rigidez articular.
- Pratique exercícios preferencialmente de baixo impacto para as articulações, como pedalar numa bicicleta estática, subir lanços de escadas ou fazer uma caminhada. Neste último caso, estabeleça um plano e comece com moderação, para que possa depois progressivamente fazer circuitos mais longos.
- No caso de ir praticar exercício de intensidade elevada, aumente o tempo de aquecimento e alongamento. Com as baixas temperaturas, os músculos ficam mais contraídos e, dessa forma, há um maior risco de lesão.
- Dê preferência a um aquecimento dinâmico, com bastantes movimentos de maneira a melhorar a amplitude de movimentos e aquecer a musculatura.
- No final da atividade física, deve diminuir progressivamente a intensidade do esforço para que não arrefeça demasiado rápido, desacelerando nos últimos 5/10 minutos e realizando alguns alongamentos estáticos.
Se necessita de aconselhamento ou deseja esclarecer alguma dúvida sobre este tema, nós podemos ajudá-lo(a)!
Mónica Calha, Fisioterapeuta SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações. https://www.facebook.com/SH2Me
Comments