O mês de Setembro é, por norma, a altura em que o período de férias de verão termina para a maioria das pessoas e, na realidade, retomar o trabalho pode ser muito desafiador e provocar aversão e stress.

Entende-se como “depressão pós-férias” um conjunto de sintomas associados a uma resposta de humor disfórico, o qual pode ser caracterizado por outras emoções como raiva, aborrecimento ou medo.
É possível que surjam dificuldades de concentração, insónias, falta de energia e alguns sintomas físicos como dores musculares, dores de cabeça e problemas gastrointestinais. No entanto, podemos não estar necessariamente perante um episódio depressivo uma vez que estes sintomas são habitualmente transitórios e ligeiros, constituindo respostas normais, adaptativas e adequadas ao contexto.
Devido á pandemia o regresso ao trabalho pode ser experienciado de forma mais negativa. Vivemos situações atípicas e somos forçados a enfrentar uma realidade diferente e, de certa forma, imprevisível. Podemos estar em permanente estado de alerta e hipervigilância, o que pode aumentar os níveis de ansiedade e contribuir para uma resposta de humor negativo.
Isto pode limitar a qualidade de vida e dificultar o retorno às atividades profissionais. Por esta razão, apresentam-se algumas sugestões que podem facilitar o regresso ao trabalho e manter a saúde mental:
Planear um regresso tranquilo;
Programar períodos de descanso durante as férias de forma a regular o sono;
Encarar as férias com fonte e reserva energética para o resto do ano;
Manter atividades que proporcionem bem-estar;
Se necessário, procurar ajuda profissional.
Drª Sofia de Matos Silva, Neuropsicóloga SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments