top of page

BLOG

Infeções Respiratórias nas Crianças


Com a chegada do inverno e dos dias mais frios, há uma preocupação acrescida por parte dos pais com o aparecimento das infeções respiratórias agudas nas suas crianças. Os sinais de alerta mais comuns são o corrimento e congestão nasal, tosse e dor de ouvidos associada e, em casos mais avançados, febre e perda de apetite.


A Fisioterapia Respiratória pode ajudar significativamente a combater estas patologias e, muitas vezes, preveni-las.


Inicialmente, é realizada uma avaliação cuidada, a partir da observação da criança e da auscultação pulmonar. Na intervenção, são aplicadas técnicas por parte do fisioterapeuta, no tórax da criança, tendo em vista a libertação das secreções que causam a obstrução brônquica das vias aéreas e a promoção de uma função pulmonar mais eficaz.


A limpeza rinofaríngea é uma técnica igualmente eficaz e segura para o bebé ou criança e surge como alternativa para reduzir e eliminar secreções nasais, com resultados rápidos, prevenindo a disseminação da infeção para a região pulmonar e o agravamento da condição. Por esse motivo, é fundamental o ensino dos pais sobre a mesma, para que estejam habilitados a realizá-la autonomamente em casa (Alexandrino et al., 2019).


A partir da Fisioterapia Respiratória pretende-se, essencialmente, remover as secreções, melhorar as trocas gasosas, reduzir o trabalho respiratório e a dispneia (falta de ar), aumentar a tolerância ao esforço e o nível de atividade da criança.


São necessários alguns cuidados a ter por parte dos pais numa situação de infeção respiratória, nomeadamente, oferecer líquidos para hidratar e ajudar na fluidificação das secreções, realizar desobstrução nasal com soro fisiológico, repartir a alimentação da criança por um maior número de refeições para prevenir o cansaço, evitar locais de grande concentração de pessoas, com temperaturas muito baixas ou muito altas ou com fumo de tabaco, e recorrer a cuidados médicos, se necessário.


Para evitar o contacto com outras crianças ou adultos, principalmente neste contexto de pandemia, assim como evitar as mudanças de temperatura e/ou humidade, típicas desta altura do ano, a SH2Me oferece uma solução mais cómoda: Fisioterapia Respiratória no domicílio. Neste serviço, não tem de se preocupar com deslocações, pois o fisioterapeuta vai até sua casa e garante uma intervenção num contexto confortável para a criança.


Se necessita de uma avaliação da condição respiratória do seu filho, neto ou sobrinho, não hesite em contactar-nos. Seja em contexto clínico ou domiciliar, a nossa fisioterapeuta pode ajudar!


Mónica Calha, Fisioterapeuta SH2Me Medicina Integrativa


Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações. https://www.facebook.com/SH2Me

Comments


bottom of page