Durante um esforço físico, os nossos músculos são obrigados a trabalhar com maior intensidade e, por isso, o nosso corpo necessitará de utilizar mais oxigénio e irá produzir mais dióxido de carbono.

Para dar resposta a esta necessidade, o ritmo respiratório aumenta e, paralelamente, a circulação sanguínea vai também acelerar, de forma a permitir o transporte do oxigénio até aos músculos e manter a intensidade de movimento.
Quando existe uma diminuição da função pulmonar, devido à existência de patologia aguda e/ou crónica, a capacidade pulmonar para realizar as trocas gasosas é menor. Isto irá provocar uma sensação de fadiga precoce, falta de ar e uma diminuição na capacidade de atividade física intensa, obrigando a interromper a atividade ou exercício.
A fisioterapia poderá ajudar nesse sentido. Após uma avaliação cuidada, poderá dar-se início à intervenção no contexto da Fisioterapia Cardiorrespiratória. Esta define-se como a intervenção no âmbito da fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, não-invasivas, que têm como objetivo a otimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes.
Os cuidados prestados enquadram-se no âmbito da prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação, cujos objetivos passam por:
- Melhorar/controlar os sintomas de falta de ar (dispneia), fadiga/cansaço, tosse, expetoração e de dor na região torácica;
- Mobilizar e ajudar na remoção de secreções;
- Melhorar as trocas gasosas;
- Aumentar a força e resistência muscular;
- Aumentar a tolerância ao esforço e a capacidade para o exercício;
- Melhorar a funcionalidade nas atividades diárias;
- Aumentar a eficácia na auto-gestão da doença;
- Reduzir os níveis de ansiedade e stress;
- Prevenir infeções respiratórias;
- Aumentar os níveis de atividade física;
- Capacitar os doentes para a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
É então possível delinear um plano de intervenção individualizado, que visa melhorar a condição física e psicossocial e promover a adesão a longo prazo de comportamentos promotores de saúde.
Mónica Calha, Fisioterapeuta SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações. https://www.facebook.com/SH2Me
Comments