A Psicomotricidade é uma área de conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções cognitivas e a motricidade.

A Psicomotricidade incorpora componentes médicas, psicológicas, cinesiológicas e de reabilitação. A pesquisa neste campo tem aumentado, existindo cada vez maior número de evidências empíricas do seu impacto.
Através do movimento, do jogo corporal, de atividades de relaxamento, expressivas, motoras adaptadas e lúdicas, a intervenção psicomotora tem como objetivo favorecer o desenvolvimento global, o desenvolvimento da identidade e da autonomia do indivíduo.
Em primeiro lugar é feita a identificação do perfil psicomotor da criança, adolescente ou adulto, bem como, à criação de um plano individual de intervenção que está na base de todo o trabalho terapêutico. O psicomotricista colabora com os pais, professores, educadores, terapeutas, psicólogos, enfermeiros, pediatras, neurologistas, neuropsicólogos, pedopsiquiatras e outros técnicos de saúde e educação, privilegiando o trabalho em equipas multidisciplinares.
A Intervenção Psicomotora pode desenvolver-se a nível preventivo, reeducativo, terapêutico e/ou de reabilitação, atuando em várias situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
O desenvolvimento psicomotor é estudado e analisado através dos fatores:
Tonicidade (tensão ativa muscular, responsável pelo estado de alerta e vigilância);
Equilíbrio (permite o ajuste postural e gravitacional);
Lateralidade (organização entre os dois hemisférios, quanto à dominância ocular, auditiva, manual e podal);
Noção do corpo (integração das partes do corpo que participam no movimento e das relações que estabelecem entre si e os objetos);
Estruturação espácio-temporal (funções de receção, processamento e armazenamento, a nível espacial e rítmico);
Motricidade global (movimentos de grandes grupos musculares).
Drª Sofia de Matos Silva, Neuropsicóloga SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments