Sabia que o tabagismo é o maior responsável pelas doenças respiratórias?

- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo, matando em média 7 milhões de pessoas por ano.
- Estima-se que, até 2025, 75% das mortes prematuras sejam decorrentes das doenças respiratórias provocadas pelo tabaco, o qual é responsável por uma redução do volume expiratório e um comprometimento ao nível das trocas gasosas.
- São atribuídos a esse vício 90% dos casos de cancro do pulmão, 86% de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), 25% das doenças cardíacas isquémicas e 30% dos cancros extrapulmonares (Laizo, 2009).
- A nível mundial, a exposição ao fumo passivo é responsável por 600 mil mortes, das quais cerca de 200 mil ocorrem na idade pediátrica. Nas crianças, esta exposição está associada a uma maior incidência de doença respiratória, otites, síndrome de morte súbita e lesões traumáticas (Macedo, 2019).
- O tabagismo está também relacionado a resultados desfavoráveis em pacientes portadores de COVID-19. Os indivíduos fumadores são mais suscetíveis de contrair o vírus, comparativamente a indivíduos não fumadores, e apresentam maior risco de hospitalização e admissão em Unidade de Cuidados Intensivos (Costa et al., 2020).
Nos programas de combate ao tabagismo, os profissionais de saúde têm um papel fundamental junto da população, devido à sua ação educativa, a fim de diminuir o número de pessoas fumadoras.
Comece o ano com boas mudanças na sua vida!
Se necessitar, não hesite em contactar-nos. Estamos cá por si e para si!
Mónica Calha, Fisioterapeuta SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comments