top of page

BLOG

Saiba como prevenir as Doenças de Inverno

DOENÇAS DE INVERNO _ O TEMA DA NOSSA NEWSLETTER DE NOVEMBRO


O Inverno está prestes a chegar e com ele chegam as temperaturas mais baixas. Consequentemente chegam também as patologias da época - constipação comum; gripe; pneumonia; dores (lombares e articulações em geral); processos reumáticos; sinusite, rinite, asma, otites e problemas de circulação.


O arrefecimento pode afetar o sistema cardiovascular e agravar algumas doenças de carácter crónico. As pessoas com doenças reumáticas ou articulares degenerativas também são muito sensíveis aos ambientes frios, uma vez que a tensão muscular aumenta - favorecendo a dor.


Nesta altura do ano, aos nossos sistemas imunitário, respiratório e circulatório é-lhes exigido maior esforço para manter o corpo em equilíbrio face ao frio.

A descida de temperatura brusca contribui para um prejuízo na resposta imunitária, abrindo caminho ao desenvolvimento de afeções respiratórias e inflamatórias.


Simultaneamente, o frio e a humidade levam as pessoas a permanecer em ambientes sociais fechados, propiciando o contágio de vírus e bactérias.


São necessários cuidados especialmente preventivos para pessoas que sejam imunodeprimidas ou portadoras de doenças crónicas (diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, etc.) ou ainda que sofram com outras patologias como cancro e doenças cardíacas.


Os tratamentos destas afeções em medicina alopática, variam entre:

- Uso de analgésicos para aliviar a dor;

- Descongestionantes e lavagem nasal para fluidificar e remover as secreções;

- Anti-histamínicos e corticoides nasais;

- Antibióticos;

- Broncodilatadores;

- Vacinação contra a gripe, pneumonia, meningite, entre outras.


A perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) perante as doenças de inverno


Em MTC considera-se que o Inverno é tempo de recolhimento.


Nesta época há uma desaceleração natural para todos os seres vivos na tentativa de poupar energia. Nas zonas onde o inverno é mais marcante, observa-se que a terra descansa e nada produz, a água solidifica em gelo ou neve, os animais abrigam-se e hibernam, as sementes dentro da terra aguardam o momento certo para despertar. Muitas árvores perdem as suas folhas no outono, entram em repouso e preparam para gerar flores e frutos na primavera.


Do mesmo modo, o inverno ocorre também dentro dos seres humanos. Há necessidade de agasalho, aquecimento, recolhimento e sossego. O metabolismo fica mais lento e o nível de energia diminui.


Os Especialistas em MTC defendem o mesmo que os atuais epidemiologistas, ou seja, ambos consideram ser fundamental uma boa qualidade de vida como forma de prevenir as afeções típicas do inverno. É considerada uma vida saudável: dormir bem, comer adequadamente, praticar exercício físico moderado, evitar o excesso de peso, não fumar e manter um bom equilíbrio emocional.


Para a Medicina Alopática o equilíbrio emocional pode parecer pouco relevante na prevenção das doenças de inverno - uma vez que as pessoas mais equilibradas emocionalmente são também as que mais convivem e portanto são as mais expostas aos fatores de contágio. Em MTC, considera-se que há sempre uma relação entre as emoções desreguladas e as patologias orgânicas - além da depressão que podem provocar no sistema imunológico.


Nem todas as pessoas que se vêm expostas por igual a um vírus contraem a mesma doença. Segundo os médicos e Especialistas em MTC, isso significa que alguns vírus só produzem a doença quando as defesas do organismo estão em baixo. Assim, uma das formas de evitar as doenças é fortalecendo as defesas.


Factores que propiciam as doenças de inverno

A MTC considera que os fatores que originam as doenças podem ser:


- Fatores Constitucionais (congênito ou genético);

- Fatores Patogénicos Externos (fatores climáticos - vento, calor, humidade, secura e frio);

- Fatores Patogénicos Internos (alterações emocionais incluindo sentimentos e pensamentos);

- Fatores Nem Internos e Nem Externos (incluindo estilo de vida, vírus, bactérias, drogas e afins).


Assim sendo, para os Especialistas em MTC, o desenvolvimento das doenças depende basicamente do confronto entre dois fatores :

1 - A resistência do corpo;

2 – A força dos Patógenos (fatores que provocam doença).


Se a resistência (imunidade, saúde orgânica, equilíbrio emocional, entre outros) do corpo estiver forte, a doença não consegue invadir o corpo.


Contudo, a MTC acredita de 90% das doenças têm origem nas alterações e desequilíbrios emocionais, portanto basta um desequilíbrio emocional para que a fragilidade às doenças seja ativada.

Por esta razão, a visão da MTC em relação às doenças, centra-se na capacidade de “ler e escutar o corpo” para entender os desequilíbrios antes que eles se tornem uma doença.


A consulta de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura devem ser realizadas como caráter de prevenção e não de tratamento. Para isso, deve-se marcar consulta 4 vezes ao ano, nas mudanças de estação.


Prevenção e Tratamento das doenças de inverno segundo a MTC


A MTC é uma grande aliada para prevenir o frio e promover o calor do corpo.

O frio trava ou dificulta a circulação de energia, sangue e líquidos orgânicos nas articulações e músculos, o que justifica a diminuição de oxigenação e nutrição dos tecidos e a ocorrência ou a piora de dores articulares e musculares no Inverno. As infeções urinárias também tendem a piorar.


Por isso, em muitas das doenças de Inverno, dentro das várias técnicas da MTC, as mais recomendadas, além da acupuntura, são a aplicação de moxabustão, e cupping (ventosas) que aquecem localmente e promovem o aumento da circulação.

De facto, contraturas musculares e dores articulares (ombro, joelho, coluna vertebral, cotovelos, pés e mãos), desde que não tenham indicações cirúrgicas, podem ser prevenidas e tratadas com acupuntura, moxabustão e ventosas. Estes tratamentos promovem a circulação da energia, sangue e líquidos orgânicos, aquecem e auxiliam na libertação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica.


Em MTC, segue-se um princípio baseado no provérbio chinês que diz “Esperar ter sede para cavar o poço pode ser muito tarde”, ou seja, “esperar até ficar doente para se tratar pode ser muito tarde”. Este princípio, reflete toda a filosofia da MTC que defende a prevenção de doenças como o seu maior objectivo. Por isso, quanto mais cedo se tratar, melhor o resultado, pois o tratamento é efectuado antes da instalação de um quadro mais complicado de saúde.


É, por isso, muito importante apostar no seu reforço do seu corpo e promover o seu melhor funcionamento precocemente, ao mesmo tempo que adota comportamentos de proteção do frio.

Num país como o nosso, isto é muito fácil, pois a dieta mediterrânica é das mais equilibradas e os produtos da época – legumes, hortaliças e frutas – são ideais para combater as infeções respiratórias. As laranjas, todos os citrinos e os kiwis – todos eles ricos em vitamina C – são insubstituíveis na nossa alimentação e mais saborosos e acessíveis no inverno.


Adote, no dia a dia, hábitos simples que permitam prevenir as afeções da época. Fique atento às nossas páginas e conheça todas as dicas de prevenção e alívio das Doenças de Inverno.

Siga-nos ainda no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.


A Equipa SH2Me.



44 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page