Como já falámos tantas vezes, a Terapia Ocupacional atua sobre a ocupação, sobre o envolvimento da pessoa em ocupações.

Existe uma grande diversidade de ocupações e, por esse motivo, elas estão divididas em áreas de ocupação. Existem oito áreas de ocupação: as Atividades de Vida Diária (AVD); as Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDI); o Descanso e Sono; a Educação; o Trabalho; o Brincar/Jogar; o Lazer; e, a Participação Social.
Segundo Marques e Trigueiro (2011), as AVD são atividades com o propósito de tomar conta do próprio corpo, são atividades fundamentais para a vida e que permitem a nossa sobrevivência e bem-estar, são atividades necessárias. Dentro desta categoria temos atividades como: tomar banho, controlo intestinal e vesical, vestir/despir, comer, mobilidade funcional, cuidados e higiene pessoal, atividade sexual e higiene sanitária.
As AVDI são consideradas atividades de suporte da vida diária, que requerem a gestão e interação mais complexas com outros ou com objetos. Desta forma falamos em cuidar dos outros, cuidar de animais de estimação, educação das crianças (que subentende a supervisão e o cuidado com o desenvolvimento de uma criança), gestão da comunicação (enviar, receber e interpretar informação), mobilidade na comunidade, gestão financeira, gestão e manutenção da saúde, gestão da habitação, preparação de refeições e limpeza, prática religiosa, manutenção da segurança e compras.
Relativamente ao Descanso e Sono, estamos a falar de “atividades relacionadas com a obtenção de descanso e sono reparadores que suportam o envolvimento ativo e saudável noutras áreas de ocupação” (Marques & Trigueiro, 2011).
A Educação é uma área de ocupação que se foca nas atividades necessárias à aprendizagem, nomeadamente, a participação na educação formal (atividade académica) e exploração de necessidades ou interesses de educação pessoal informal (para além da educação formal).
No que diz respeito ao Trabalho, estamos a falar de atividades que requerem um envolvimento num emprego remunerado ou voluntariado. São atividades que podem estar relacionadas com o interesse e procura de emprego, aquisição de emprego, desempenho no trabalho, preparação e adaptação à reforma, exploração do voluntariado e participação no voluntariado.
No Brincar/Jogar, temos todas e quaisquer atividades que proporcionem prazer, entretenimento e diversão, sendo elas, a exploração do brincar/jogar e o participar no brincar/jogar.
O Lazer diz respeito a atividades de caráter opcional, que se está motivado para realizar e que decorre durante tempo livre. Consiste na exploração do lazer e participação no lazer.
No que concerne à Participação Social, são atividades que envolvem interação com outros, podendo essas interações ser ao nível da comunidade, família e pares/amigos.
Rosa Nunes, Terapeuta Ocupacional SH2Me Medicina Integrativa
Siga-nos no Facebook e Instagram para ter acesso a mais informações.
Comentários